E minha dica de leitura é "OS MAIAS" de Eça de Queiroz, meu amado livro, que eu gostaria de ter escrito, romance predileto e meu autor preferido.....
"Nunca Maria Monforte parecera mais bela: tinha uma dessas toilletes excessivas e teatrais que ofendiam Lisboa e faziam dizer as senhoras que ela se vestira como uma cômica." (QUEIROZ, OS MAIAS, 1888, p.30).
"Não tardou de resto a falar-se em toda Lisboa da paixão de Pedro da maia pela negreira. Ele também namorou-a publicamente, à antiga, plantado à uma esquina, defronte dos palacetes dos Vargas, com os olhos cravados na janela dela, imóvel e pálido de êxtase."(QUEIROZ, OS MAIAS, 1888, p.30).
"Quando voltei achei esta carta. Era um papel já sujo, e desde essa manhã, decerto muitas vezes relido, amarrotado com fúria. Continha essas palavras: 'É uma fatalidade, parto para sempre com Tancredo, esquece-me que não sou digna de ti, e levo Maria porque não me posso separar dela'."
"No seu quarto, (..), Afonso não pode sossegar, numa opressão, uma inquietação que a cada momento o faziam erguer sobre o travesseiro, escutar; agora no silêncio da casa e do vento que clamara, ressoavam por cima, lentos e contínuos, os passos de Pedro. 
A madrugava clareava, Afonso ia adormecendo, quando, de repente, um tiro atroou a casa. Precipitou-se do leito, despido e gritando;um, criado acudia também com uma lanterna. Do quarto de Pedro, ainda entreaberto, vinha um cheiro de pólvora, e aos pés da cama, caído, de bruços, numa poça de sangue que ensopava o tapete, Afonso encontrou o filho morto, apertando uma pistola na mão. (..), uma carta larada, (...) numa letra firme: `Para o Papá`"(QUEIROZ, OS MAIAS, 1888, p. 46,50,51).

Benção, amado Eça!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog