Romance " YIN"

A fome a precariedade da nossa vivência e todos os demais fatores que nos influenciávamos, inclusive o pavor, nos fazia dormir muitas horas por dia, o que às vezes, dificultava a anotação, algum registro importante, mas, nas conversas com os companheiros de esconderijos, aos códigos, principalmente, conseguíamos saber de muitos acontecimentos, e na calada da noite, ouvíamos algum rádio, nem que fosse da casa vizinha, ou dos oficiais alemães que andavam muito bem informados, principalmente para ajudar a nos torturar.
Os campos mais conhecidos eram de Dachau, Sachsenhausen e Buchenwald, locais onde foram assassinados cerca de 400 judeus por noite. Apesar de retratarem um dos períodos de maior horror da História da Humanidade, um dia, serão lembrados e respeitados pelos corpos inocentes que lá permanecem. São o esconderijo sagrado dos que foram antes do esperado e sem um simples direto de escolha.  Lá, muitos corpos eram empilhados para queimarem aos montes, e às vezes, conseguiam enterrar alguns já em decomposição. O cheiro desses locais era terrível, uma mistura de decomposição, com falta de higiene mínima.
Muitos corpos, que não tinham onde serem enterrados, ficavam a céu aberto, numa vala mínima, como animais, empilhados em montes de diferentes alturas. O que expunha os sobreviventes a todo o tipo de doença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog